XVI Festival de Esquetes Teatrais reúne mais de 160 estudantes na Sociedade de Canto Carlos Gomes

O XVI Festival de Esquetes Teatrais, que teve início na manhã desta terça-feira, 30, e encerra amanhã à noite, conta com a participação de mais de 160 estudantes que vão apresentar 16 esquetes divididas nas Categorias 1, 2 e 3.

A Categoria 1 compreende as séries iniciais do Ensino Fundamental, Categoria 2 séries finais e a Categoria 3 Ensino Médio.

“Para a educação o teatro é uma ferramenta essencial, que dá oportunidade de expressar emoções, construir a identidade, a auto-estima, refletindo, assim, diretamente no desempenho escolar. Quero ressaltar o empenho das escolas em desenvolver o projeto, o envolvimento dos alunos e seus professores que, com muita garra, esforço e criatividade fazem de nosso festival um sucesso”, comenta a secretária municipal de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira.

O projeto de esquetes contou com o apoio técnico do diretor de teatro Rodrigo Azevedo que assessorou, intermediando o processo de construção das peças estudantis.

Nesta manhã foi realizada a abertura oficial, com a participação da secretária municipal de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, secretário municipal de Habitação e Participação Popular, Claudiomiro Maria da Silva, diretora do Departamento de Cultura, Joyce Costa, diretoras de escolas de todas as redes de ensino: municipal, estadual e particular, professores, alunos, familiares dos atores e pessoas da comunidade.

Logo depois da abertura oficial do evento, alunos do Projeto Mais Educação, da Escola Municipal Independência, e alunos do Projeto Quem Canta Seus Males Espanta, da Escola Municipal Hugo Zimmer, fizeram apresentações musicais.

A primeira esquete apresentada hoje foi “Romeu e Julieta”, na Categoria 2, sob direção da professora Astrith Schierholt, da Escola Estadual Frei Miguelinho.; depois foi a vez da esquete “Simpatia”, dirigida pela professora Jaqueline Schenkel, da Escola Municipal Oldenburgo, também na Categoria 2.

Confira a programação completa do Festival.