XXII Festivale reúne grupos de vários lugares do Estado

O Tradicional Festival de Teatro do Vale do Paranhana, o Festivale, na sua XXII edição reúne grupos de teatro amador de diversos lugares do Rio Grande do Sul, como Viamão, São Leopoldo, Osório, Novo Hamburgo, Cachoeirinha, Morro Reuter, Porto Alegre, Santa Maria e, é claro, Rolante.

Os espetáculos, infantis e adultos, estão sendo apresentados na Sociedade de Canto Carlos Gomes, nos turnos da manhã, tarde e noite.

A abertura oficial do evento, realizada na última terça-feira, 23, na Sociedade de Canto Carlos Gomes, sob a coordenação da Diretora do Departamento Municipal de Cultura, Joyce Costa, contou com a presença do prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), vice-prefeito, Régis Zimmer (Geada), vereador José Sehnem (Seninha), representando a Câmara de Vereadores, secretários municipais, diretores de escolas, os avaliadores do evento, Airton de Oliveira, Natasha Centenaro e Plínio Mósca, professores e alunos de todas as redes de ensino e pessoas da comunidade.

“Cultura é muito importante para a nossa vida. Temos muito orgulho de realizarmos um evento como o Festivale em Rolante, um evento que tem continuidade independe de quem esteja administrando o município. Apesar das dificuldades financeiras que todo o país está enfrentando, queremos continuar investindo no Festivale e, se for possível, aumentar os investimentos na cultura de um modo geral”, salienta Gonçalves.

Confira fotos dos espetáculos infantis “O Chapeleiro Maluco”, do Grupo Teatral Leva Eu, de Viamão, com direção de Igor Ramos,  apresentado ontem à tarde, e “No fundo do mar”, apresentado na manhã desta quarta-feira, pelo grupo Galpão das Artes, de Osório, com direção de Rodrigo Azevedo.

Hoje à tarde, às 15h, será apresentado o espetáculo infantil “Alice”, do grupo Galpão das Artes, de Osório, com direção de Rodrigo Azevedo, e às 20h o espetáculo adulto “As cinco pontas de uma estrela torta”, do grupo Produções Fulber, de Novo Hamburgo, com direção de Maurício Fulber.

Confira as sinopses dos próximos espetáculos:

Alice

Grupo Galpão das Artes

Direção: Rodrigo Azevedo

Cidade: Osório (Classificação Livre)

Sinopse:

Montar um espetáculo como este requer recriar sobre a dramaturgia celebre de Lewis Carroll, podemos dizer por tanto que a literatura metamorfoseada ao texto dramático implica em licenças poéticas, recriações e leituras diversas sobre a mesma obra. Um clássico sempre será um clássico e se tratando de Alice bem como O pequeno príncipe podemos dizer se dificuldade em primeira análise que ambos são literaturas de profundidade intelectual e social.

                A encenação propõe relacionar algumas figuras da história como os personagens de Alice, Gato, Chapeleiro maluco, Rainha de Copas, coelho entre outros. As personagens tornam-se vivas a partir de fragmentos literários, trechos, que valorizem a literatura inspiradora de Lewis Carroll, juntamente com recriações textuais surgidas em improvisações, a fim de aproximar ao público o entendimento desta obra escrita há mais de 100 anos.

Quarta-feria 24/06              

20:00 - Espetáculo Adulto     ( Ingresso 1kg de alimento não perecível)

As Cinco Pontas de uma Estrela Torta

Grupo: Produções Fulber

Direção: Maurício Fulber

Cidade: Novo Hamburgo (Classificação 12 anos)

Sinopse:

Savine é uma menina de 10 anos que convive com um amigo imaginário chamado Dante, que na verdade é seu ursinho de pelúcia, e conversa com ele sobre ciência, filosofia e física quântica antes de ir dormir. Ao mesmo tempo é uma adolescente de 16 anos que está vivendo sua primeira paixão com um menino que a instiga a escrever histórias com ele. E é também uma adulta com um trabalho do qual não gosta e vive irritada por conta disso, reclamando com todo mundo. Essas três fases de uma mesma personagem se alternam em cena, e as vezes até mesmo se encontram em cena, para contar essa história sobre sonhos, amores e frustrações, num texto que traz uma reflexão sobre a condição humana através do olhar dessa personagem vista em três momentos diferentes.

Quinta-feira 25/06   ( Ingresso 1kg de alimento não perecível)

9:30 -    Espetáculo Infantil

O Médico que Receitava Livros

Grupo Teatral Trupe

Direção: Samuel dos Santos

Cidade: São Leopoldo (Classificação livre- recomendado a partir de 07 anos)

Sinopse:

Um respeitado médico de carreira exemplar vive um momento de crise em sua vida profissional. Sempre muito apaixonado pela literatura, ele percebe que receitar livros ao invés de remédios pode curar a alma das pessoas e assim acabar com suas “doenças”. Para surpresa das pessoas que o cercam, ele começa esta mudança e os resultados são surpreendentes!

Nesta emocionante e instigante história, você vai aprender com Dr. Millor que, para curar os males da vida não bastam apenas remédios. Literalmente!

 

Quinta-feira 25/06  

15:00 - Espetáculo Infantil      ( Ingresso 1kg de alimento não perecível)

O Sonho detrás das Nuvens

Grupo Teatral Tá Rolando Arte

Direção: Rodrigo Azevedo

Cidade: Rolante (Classificação livre - recomendado a partir de 08 anos)

Sinopse:

Zezinho é um menino do interior que sonha em conhecer a cidade grande. A cada visita de seu padrinho o sonho aumenta cada vez mais. Um dia o inesperado acontece. Seu padrinho morre e ele fica muito triste, mas não deixa de sonhar com a cidade e vai, em busca de seu sonho. Ao chegar à cidade, vê que não existe só coisas boas e felicidade, como imaginava, e decide voltar para ficar perto de sua mãe.

Quinta-feira 25/06  

20:00 - Espetáculo Adulto     ( Ingresso 1kg de alimento não perecível)

“Ah La Pucha!” Uma Comédia Gaúcha

 Cia Palco Iluminado

Direção: Rafael Barcellos

Cidade: Cachoeirinha (Classificação 13 anos)

Sinopse:

A peça narra a historia de Mariana, filha do velho gaúcho e tradicionalista Juca das Flores. A mesma se vê envolta de dois pretendentes, Miguel e Renato, que encantados pela prenda vão à busca de corteja-la. Porem ambos gaudérios precisam passar pela aprovação do pai da moça, um velho gaúcho tradicionalista e conservador, que não irá deixar qualquer “cusco” ter a mão de sua filha.

Comédia de costumes gauchesca que que retrata através de personagens vivos no imaginário do inconsciente gaúcho com seus conflitos e linguagem.

 

Sexta-feira 26/06    (Ingresso 1kg de alimento não perecível)

 10:00 - Espetáculo Adulto

Remotê Controlê

Grupo Tribu Di Arteiros

Direção: Rodrigo Azevedo

Cidade: Morro Reuter   (Classificação Livre )

Sinopse:

A solidão acompanha o personagem Beiço em sua trajetória diária. Ele vive o momento presente com intensidade. Surge em seu caminho uma grande surpresa, que transforma por alguns momentos a rotina deste alegre-melancólico-solitário. O espetáculo reflete assuntos pertinentes de nossa atualidade, a incomunicabilidade, o poder, o individualismo tendo o “eu” como importância máxima.  Por alguns momentos, o protagonista vive profundas e envolventes situações, esquecendo-se de sua melancolia. Remotê Controlê é apresentado de uma forma simples e cômica, convidando o expectador a reviver, com o palhaço Beiço, o e terno retorno a infância, onde tudo é possível e sonhar é permitido.

Sexta-feira 26/06   

14:00 - Espetáculo Adulto      ( Ingresso 1kg de alimento não perecível)

A Megera Domada

Grupo: Empório de Teatro – Produções Artísticas

Direção: Henrique Leal

Cidade: Porto Alegre (Classificação Livre)

(Espetáculo de Rua na Praça da Matriz)

Sinopse:

Batista Minola é pai de duas filhas: Catarina, de gênio terrível, que recusa todos os homens que se aproximam dela, e Bianca, que é, ao contrário da irmã, delicada e mansa. Batista permite apenas o casamento de Bianca quando Catarina, a mais velha, se casar. Lucêncio, enamorado de Bianca, disfarça-se de professor de línguas das filhas de Batista, trocando de roupas com seu empregado Trânio. Petrúquio apesar de tudo o que ouve sobre Catarina, declara que lhe fará a corte. Ao ser cortejada, Catarina faz jus à sua fama, mostrando-se o mais antipática possível. Petrúquio, à custa de muita astúcia e artimanhas consegue realizar a façanha. Ao final o amor dos dois sobressai a qualquer antipatia, fúria, artimanhas e peripécias, desmistificando o machismo aparente na obra.

Sexta-feira 26/06   

21:00 -  Espetáculo Adulto    ( Ingresso 1kg de alimento não perecível)

Os Sete Gatinhos

Cia. Retalhos de Teatro

                Direção: Helquer Paez

Cidade: Santa Maria (Classificação 18 anos)

Sinopse:

“ Os Sete Gatinhos “ conta a história de uma família decadente. Seu Noronha ,o  pai, um contínuo da Câmara de Deputados, mora com sua mulher  D. Aracy e suas filhas Aurora, Hilda, Débora, Arlete e Silene, de apenas 16 anos. Esta, a caçula, é a mais mimada de todas e, por ser a única "pura", tem o direito a uma boa educação em um colégio interno. Mas logo a vida deles toma um rumo diferente, quando a garota é acusada, no colégio, de matar a pauladas uma gata grávida. Essa família  parece tão normal quanto qualquer outra, mas, por  trás das aparências, esconde segredos inconfessáveis. As quatro filhas mais velhas se prostituem para garantir a castidade e a boa educação de Silene. A partir do incidente ocorrido na escola, descobre-se a jovem não é pura como todos pensam. Quando Silene faz uma revelação inesperada, a imagem de harmonia que a família se esforçava para manter se quebra, desencadeando sentimentos perversos e situações absurdas que resulta numa grande tragédia humana.

Sábado 27/06   

14:30 - Espetáculo Adulto     ( Ingresso 1kg de alimento não perecível)

O Visconde de Terralba

Monólogo interpretado por Geison Sommer

Grupo: Teatro Candeia

Direção: Anderson Martins

Cidade: Santa Maria  ( Classificação Livre)

Sinopse:

A guerra marcou profundamente o Visconde Medardo de Terralba, quando um tiro de canhão o repartiu ao meio. Após anos vivendo como duas metades separadas, o Visconde é costurado pelo famoso Doutor Trelawney. Mas Medardo não está inteiro, mesmo costurado ele é um ser dividido. Para tentar resolver esse “pequeno” problema de relacionamento entre suas duas consciências, o Visconde viaja em busca de um tratamento. Será que o Visconde de Terralba encontrará alguém para ajuda-lo nessa luta que há dentro dele ou será que é possível que as metades se entendam sozinhas?

Sábado 27/06   

19:30 - Espetáculo Adulto Convidado     ( Ingresso 1kg de alimento não perecível)

Até que a Morte nos Separe

Coletivo Teatral: Teatro, Memória e Atualidade

Direção: Plínio Mósca

Cidade: Porto Alegre (Classificação 12 anos)

Sinopse:

A comédia mostra que dificuldades, intolerâncias e crises de curto circuito existem dentro de todas as formas de relacionamento, independente da opção sexual que cada pessoa faz de sua vida, cenas de ciúme, brigas de amor, intrigas, medo de ser traído, inveja do êxito alheio, necessidade de ter sempre a última palavra dentro dos eventuais debates corriqueiros, típicos de qualquer relação, compõe todo um universo que pode perfeitamente dizer respeito a qualquer universo de opção sexual.

20:00 – Espetáculo Adulto Convidado

                Cabaré Lange Ri

                Com as palhaças Bisca e Bruaca

                Teatro VagaMundo e Teatro Candeia

                Atuação: Júlia Zulke e Carolina Reichert

                Direção: Daniel Lucas

                Cidade: Santa Maria       (Classificação: não recomendado para menores de 08 anos )

Ingressos para este espetáculo: R$ 30,00 – Meio R$ 15,00

Ingressos antecipados ao valor promocional de R$ 15,00 à venda no Restaurante D’Rose e na Livraria J.A. Júnior/Dik@s.

Sinopse:

Bisca e Bruaca são duas palhaças que ganham a vida trabalhando como dançarinas. Justamente quando resolvem tirar um dia de folga, são surpreendidas pela visita de clientes inesperados. Atrapalhadas com a surpresa, mas decididas a agradar os visitantes, custe o que custar, as duas usam e abusam do seu charme chulo para chamar a atenção.

Assim pode ser resumido o “Cabaré Lange Ri”, um espetáculo cômico em que a dupla vive situações hilariantes e constrangedoras para seduzir o público. Entre destrambelhadas danças, malabarismos e estripulias, típicas da palhaçaria clássica, Bisca e Bruaca prometem conquistar o riso e a simpatia da platéia com a graça e a impertinência que só as mulheres ousam ter. Espetáculo para toda a família, o Cabaré Lange Ri irradia a comicidade feminina de forma inusitada e extrovertida.