Rolante realiza 16ª Semana do Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento de Rolante deu início à 16ª Semana do Meio Ambiente na noite da última segunda-feira, 8, no Espaço Cultural.

O evento contou com a exposição de trabalhos das escolas municipais General Osório e Santo Antônio; exposição fotográfica “Um olhar sobre Rolante”; apresentação dos alunos da Oficina de Violão e Cavaquinho, da Escola Independência e apresentação do trabalho “Riqueza de epífetos do Rio Rolante”, do biólogo Fernando Junges.

Durante o evento, o prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), falou sobre a importância da preservação do meio ambiente e, em especial, da obra de Saneamento Básico que teve início em 2013 e, em função da falta de repasse de recursos do Governo Federal, foi paralisada. “Sabemos que a obra de saneamento causa transtornos à comunidade quando está na fase de execução, mas trará muitos benefícios a todos depois de pronta, principalmente no que diz respeito à saúde e qualidade de vida. Por isto estamos lutando para recomeçar esta obra o mais breve possível”, salienta Gonçalves.

O evento contou, também, com a presença do secretário municipal da Agricultura, Jair Fleck, secretário da Habitação e Participação Popular e responsável pela Secretaria de Assistência Social, Claudiomiro Silva, secretária de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, diretores de escolas, professores, alunos e pessoas da comunidade.

Na manhã desta terça-feira, 9, a programação teve início com a palestra “Quem é amigo da natureza faz reciclagem”, com a geóloga, mestre em Ecologia, doutora em Geoquímica Ambiental e professora de Educação Ambiental na UFRGS, Teresinha Guerra.

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente

09/06/2015 Terça Feira

15:00 às 18:30 - SuperAÇÃO - Campanha para a coleta de LIXO ELETRÔNICO. Será recolhido: impressoras, MP3, microondas, notebooks, televisões, monitores, CPUs, videocassetes, aparelho de DVD e CD, câmeras digitais, aparelhos de celulares, ar condicionado, rádios e demais eletrônicos que chegaram ao final de sua vida útil.

Local: Praça da Matriz (em caso de chuva: Espaço Cultural)

10/06/2015 Quarta feira

09:00 - Oficina de construção de carrinhos com garrafa PET - com Carlos Breier

Local: Espaço Cultural

14:00 - Oficina de plantio de mudas - com Grupo Ecológico.

Local: Horto Municipal

11/06/2015 Quinta feira

Sessões de Cinema - Documentário "Caminhos do lixo"

08:00 - Sessão de Cinema 1

10:00 - Sessão de Cinema 2

Sessões de Cinema (público infantil) - Documentário "Um plano para salvar o planeta"

13:30 - Sessão de Cinema 1

15:30 - Sessão de Cinema 2

Local: Espaço Cultural

12/06/2015 Sexta feira

09:00 - Mutirão de limpeza no rio.

Local: Encontro na Praça da Matriz

Mais informações: Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (SEMASA). Fone: (51) 35471188, Ramal 219.