Rolante comemora reabertura de frigorífico no município

O prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão), juntamente com o secretário municipal da Agricultura, Jair Fleck, recebeu a diretora administrativa do Frigorífico Recrisul Comércio de Carnes Ltda (mais conhecido como Frigorífico Petry), Pâmela Petry, para anunciar a reabertura da empresa amanhã, 27, depois de dois anos fechado para adequar-se ao Programa Agregar Carnes -RS.

“Nestes dois anos, adquiríamos a mercadoria de terceiros para poder abastecer e manter nossos clientes. Agora, com a reabertura do frigorífico, poderemos abater até 460 animais mensalmente, com autorização da Fepam”, comenta Pâmela.

Segundo o secretário Jair Fleck, a reabertura do Frigorífico Petry é muito relevante para o setor primário do município, significando, também, uma oportunidade para o produtor vender seus bois no próprio município, eliminando, desta forma, o abate clandestino, sem nota e sem condições adequadas de higiene.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura, disponibilizará o médico veterinário Rafael Duarte, que fará a inspeção do abate.

“Estamos muito contentes com a reabertura do frigorífico e vamos continuar trabalhando para conseguir a liberação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS) Susaf até o fim do ano, possibilitando, assim, que os produtores locais possam comercializar carnes e embutidos fora do município”, salienta Gonçalves.

Frigorífico Petry

Fundado há 30 anos por Ery Elson Petry, em 1995 a administração ficou a cargo do filho, Laerte Petry que, por sua vez, passou a contar com o apoio dos filhos, Pâmela e Christian, e do genro Fábio dos Reis no ano de 2008. Hoje a família trabalha unida, com cerca de quatro funcionários e agora, com a reabertura do frigorífico, pretende gerar mais empregos, chegando a 15 funcionários.

Agregar Carnes - RS

O Programa Estadual de Desenvolvimento, Coordenação e Qualidade do Sistema Agroindustrial da Carne de Gado Vacum, Ovino e Bufalino – Agregar–RS Carnes foi criado pelo Decreto nº 41.620, de 20 de maio de 2002, com o objetivo de aumentar o abate realizado sob inspeção sanitária oficial e aumentar o desenvolvimento e a competitividade da cadeia produtiva da carne. Busca viabilizar melhorias técnicas e financeiras que possam modernizar o segmento de carnes no Estado.

As empresas habilitadas têm a concessão de Crédito Presumido de 3,6% sobre o valor da Nota Fiscal de entrada de gado adquirido de produtor do RS e benefício adicional especial de Crédito Presumido de 4% nas saídas internas, decorrentes de venda ou de transferência para estabelecimento da mesma empresa, de carne e produtos comestíveis resultantes do abate de gado vacum, ovino ou bufalino. O crédito fiscal presumido previsto fica reduzido para 3% se os referidos produtos não estiverem embalados em cortes, conforme previsto em instruções baixadas pela Receita Estadual.

Informações obtidas no site da Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado