Lideranças rolantenses reúnem-se para buscar alternativas para o desenvolvimento econômico do município

O município de Rolante está implantando o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), através de um convênio assinado no fim do mês de abril com a Federasul e, em consequência disto, os consultores do DEL, Osmar Vicentin e Fernanda Reichenbach, realizaram 85 entrevistas, de 18 a 21 de maio, com lideranças da indústria, comércio, serviços e agropecuária, lideranças políticas e de diferentes entidades, como Sindilojas, Acisa e CDL.

Para avaliar o resultado dos dados compilados nas entrevistas, na manhã desta sexta-feira, 22, as lideranças foram reunidas na sede da Acisa durante um café da manhã.

Na oportunidade, Vicentin explicou que o objetivo das entrevistas foi traçar um perfil do que se tem atualmente como potencialidades e fraquezas no município e as alternativas que os entrevistados sugerem para o desenvolvimento futuro de Rolante.

As entrevistas servirão como ponto de partida para as ações do Conselho, câmaras técnicas e das gestões públicas daqui até 2035 para que sejam tomadas iniciativas na área do desenvolvimento econômico.

A Lei que cria o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Local será enviada para a Câmara de Vereadores no mês de junho.

O Programa DEL tem o intuito de, através de um amplo estudo, obter um diagnóstico da situação do município e, a partir daí, organizar câmaras temáticas e elaborar planos de ação, com o objetivo de potencializar a economia e o desenvolvimento de Rolante. O trabalho acontece através do envolvimento das entidades, com 15 meses de assessoria técnica da Federasul.

“É importante desenvolvermos este trabalho para, juntos, desenvolvermos nosso município. Conhecer nossas potencialidades e fraquezas só nos fará crescer. Não podemos pensar num município de uma forma que beneficiará a cada um em particular, mas que será bom para todos que aqui vivem e para bem recebermos nossos visitantes, principalmente no que diz respeito à qualidade de vida”, salienta o prefeito de Rolante, Ademir Gonçalves (Dirão).

O evento contou com a presença, também, do vice-prefeito, Régis Zimmer (Geada), presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Torres dos Reis, presidente da Acisa, Álvaro Link, vereadores José Sehnem (Seninha), Ilário Vön Muhlen e Renato José Wesz, secretários municipais, demais representantes de entidades e lideranças locais.