Ilha Nova recebe mais de 30 grupos durante Festival de Danças Folclóricas

A comunidade de Ilha Nova realizou um Festival de Danças Folclóricas no último sábado, 16, recebendo mais de 600 pessoas de várias cidades da região.

O evento, promovido pelo Grupo de Danças Neue Insel, juntamente com a Associação da Comunidade de Ilha Nova (Ascomin), contou com o financiamento do Governo do Estado, através do Programa da Secretaria da Cultura do Estado, Pró-cultura RS – Fundo de apoio à cultura.

O festival uniu crianças, jovens, adultos e idosos que deram um verdadeiro show de integração através da dança.

“Recebemos mais de 30 grupos de danças folclóricas. Vieram grupos de Colinas, Estância Velha, Igrejinha, Linha Nova, Nova Hartz, Rolante, São José do Hortêncio, São Sebastião do Caí, Três Coroas e Vale Real, apresentando diferentes tipos de danças: gaúchas, alemãs, italianas, açorianas, argentinas, russas, entre outras. Foi um dia de muita alegria para nós que além de receber tantos amigos e apaixonados pela dança como nós, inauguramos nosso novo traje”, comenta a coordenadora do Grupo Neue Insel, Elisabete Rost.

Grupo Neue Insel

“DeutchesVolksTanzGruppe NEUE INSEL” ou Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Neue Insel. Neue Insel significa Ilha Nova.

O grupo foi criado informalmente em 17 de fevereiro de 2012 e oficializado como um dos Departamentos Culturais da Associação Comunitária de Ilha Nova em 26 de janeiro de 2013. A partir desta data teve sua personalidade jurídica reconhecida, através da Associação Comunitária de Ilha Nova (Ascomin), por ser uma entidade sem fins lucrativos, tendo como finalidade atividades culturais, esportivas, recreativas e comunitárias.

Tem entre seus integrantes crianças, jovens, adultos e idosos, com idades entre seis e 82 anos.

O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Neue Insel, tem por finalidade praticar, ensinar e difundir as danças típicas do folclore alemão.

Iniciou as atividades em fevereiro de 2012, sem trajes típicos e em suas primeiras apresentações os integrantes usavam apenas uma camiseta para a identificação do grupo e, em setembro de 2012, inauguraram, então, o primeiro traje típico. Realizaram promoções para poder arcar com despesas de instrutor de danças, para transporte do grupo para as apresentações em outras cidades do Estado e para pagar nosso primeiro traje. Contaram com apoio da Prefeitura Municipal e, através do Edital do Fundo Municipal de Cultura, conseguiram efetuar o pagamento do instrutor de danças por um período.

Os integrantes sempre foram em busca de recursos e sempre acreditaram que poderíamos, sim, ir além das fronteiras do município para conquistar seus sonhos e ideais.

“Ficamos felizes e orgulhosos por termos sido contemplados com este projeto, do Fundo de Apoio à Cultura, pois através dele conseguimos adquirir nosso novo traje típico e, como apresentação de estreia, a realização do Festival de Danças Folclóricas”, comenta Elisabete.

Ilha Nova é uma localidade localizada no Vale do Paranhana, no interior do município de Rolante, que foi colonizada a partir de 1886 por famílias de imigrantes alemães e a economia é baseada na agricultura familiar, fabricação de carvão de acácia negra e no artesanato.

A questão cultural sempre foi um ponto muito forte da comunidade, através do Canto Coral, do Terno de Atiradores e mais recentemente do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs.

A comunidade de Ilha Nova sofreu muito com o êxodo rural nas décadas dos anos 80 e 90, inclusive com o fechamento da única escola da localidade, restando apenas, hoje, a sede da Associação Comunitária como ponto de encontro e fortalecimento da comunidade sendo o elo de ligação entre os moradores desta localidade e a preservação das tradições culturais trazidas e herdadas por seus antepassados de uma pátria muito distante.

Através da produção do Festival Danças Folclóricas, embasado na preservação e divulgação das tradições culturais, pretende-se difundir a riqueza cultural desta comunidade. Além disso, o projeto tem a intenção de despertar e atrair para a comunidade local, município e região, um maior interesse nesse segmento cultural além de promover e fortalecer o desenvolvimento sócio econômico.

O Grupo de Danças Neue Insel sempre teve participação nos eventos do município – desfile em comemoração ao aniversário de Rolante, na Kuchenfest; representando o município em várias cidades do Estado em encontros de grupos de danças, participando do desfile da Oktoberfest da cidade de Igrejinha e das ações sociais realizadas dentro da Oktoberfest e, ainda, desfile e organização na Frühlingsfest (Festa da Primavera), da localidade de Ilha Nova.