Secretaria de Educação de Rolante realiza Audiência Pública do Plano Municipal de Educação 2014/2024

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, Conselho Municipal de Educação, representantes de Escolas e Entidades, realizou uma audiência pública na noite da última terça-feira, 19, apresentou à população o Plano Municipal de Educação 2014/2024. Após a apreciação, o Plano foi aprovado.

O Plano Municipal de Educação foi realizado a partir de estudos, análises discussões e reuniões caracterizadas pela participação da comunidade escolar, envolvendo segmentos representativos da Sociedade Civil Organizada, Poder Executivo, Câmara de Vereadores, Comissão da Educação Infantil, Comissão do Ensino Fundamental e EJA, Comissão do Ensino Médio, Comissão do Ensino Superior e participação efetiva do Conselho Municipal de Educação.

Em novembro de 2014, foi constituída a Equipe Técnica para a elaboração do Plano Municipal de Educação.

As Comissões e a participação efetiva do Conselho Municipal de Educação representada, pela Presidente se reuniram para discutirem detalhadamente as metas e construírem as estratégias, conforme as sugestões trazidas pela representatividade de cada comissão. As Comissões se reuniram durante três meses para discutirem sobre cada estratégia do Plano Nacional de Educação e construírem o Plano Municipal de Educação para o Município de Rolante.

As discussões e adequações das Metas e Estratégias foram concluídas pelas Comissões e revistas por encontros realizados para a análise, discussão e adequação, sendo apresentadas na reunião do dia 16 de Abril de 2015 com o Conselho Municipal de Educação e estes se reuniram detalhando estratégias que não haviam sido contempladas e que a Equipe Técnica incluiu as estratégias referendadas pelo conselho, no Plano Municipal de Educação. As metas e estratégias foram apresentadas, novamente, para a apreciação, discussão e adequação de todos os Diretores das três redes de ensino e demais representantes que se fizeram presentes no dia 11 de maio na sala da Acisa, quando ainda foram realizadas adequações às estratégias.

A audiência foi coordenada pela Secretária Municipal de Educação e Esportes, Eunice Salim Silveira, e teve a participação dos vereadores Elton Dürr e José Sehnem (Seninha), presidente do Conselho Municipal de Educação, Joyce Costa, demais representantes de entidades, diretores de escolas, professores e funcionários.

Durante a audiência pública foi realizada uma pesquisa de opinião com professores e funcionários efetivos:

-Eleição de Diretores

110 votos a favor

41 votos contra

-Regime jurídico, há interesse em discutir a mudança para estatutário?

51 votos Sim

100 votos Não