Secretaria de Educação de Rolante convida professores para participar do 4º Prêmio Professor Inovador

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Rolante reuniu os professores da rede, na sede da Acisa, no dia 11 de maio, para apresentar o regulamento da 4ª edição do Prêmio Professor Inovador do Vale do Paranhana.

O evento é promovido pela Agenda Paranhana 2020, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e rede privada do Vale do Paranhana.

O Prêmio visa reconhecer o mérito de professores pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem sucedidas.

O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas, em todas as etapas da educação básica que, comprovadamente, tenham sido ou estão sendo exitosas na busca da excelência da educação, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O Prêmio tem como objetivos:

I - Reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas e privadas que, no exercício da atividade docente, contribuam de forma relevante para a qualidade da educação básica na região do Vale do Paranhana.

II - Resgatar e valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações.

III - Dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores

consideradas inovadoras e passíveis de adoção por outros professores e pelos

sistemas de ensino.

IV - Estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação de uma educação de excelência na região.

Podem se candidatar ao Prêmio Professor Inovador do Vale do Paranhana professores da educação básica no exercício do magistério em estabelecimentos escolares dos sistemas públicos e privados de ensino.

Serão selecionadas as melhores experiências em quatro categorias correspondentes às etapas da educação básica:

a) Educação Infantil;

b) Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

c) Anos Finais do Ensino Fundamental;

d) Ensino Médio.

A organização regional do Prêmio ficará a cargo da Coordenação Regional do Prêmio Professor Inovador do Vale do Paranhana - 4ª Edição, instituída pela AGENDA PARANHANA 2020 e composta por representantes da Comissão de Educação da Agenda 2020, com as seguintes atribuições:

I - coordenar e apoiar, logística e administrativamente, o funcionamento do concurso em todas as suas etapas;

II - apoiar o trabalho das Comissões Julgadoras Municipais;

III- realizar a etapa regional de avaliação, coordenando o trabalho da Comissão Julgadora Regional;

IV- definir e rever o regulamento revidado pelos representantes municipais

V - responder às dúvidas e solucionar casos omissos em relação a este Regulamento.

Em cada município será instituída a Coordenação Municipal do Prêmio Professor Inovador do Vale do Paranhana - 4ª Edição, composta por representantes indicados pela Secretaria Municipal de Educação.

Inscrições:

O período de inscrições para a etapa municipal do Prêmio será de 1º a 13 de agosto de 2015. Fora desse prazo, nenhuma inscrição será aceita. As inscrições deverão ser realizadas na Secretaria Municipal de Educação do respectivo município.

O período de inscrições para a etapa regional do Prêmio será nos dias 15 e 16 de setembro de 2015, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h. As inscrições dos projetos finalistas da Etapa Municipal deverão ser realizadas pelas comissões municipais para a Comissão de Educação da Agenda Paranhana 2020 no endereço da CICS VP: Rua Julio de Castilhos, 2751 - Centro – Taquara RS.

Poderão ser inscritas experiências que tenham sido realizadas ou que estejam em andamento, mas com resultados parciais comprovados, durante os anos letivos de 2014 a julho de 2015.

Cada candidato só poderá concorrer com um projeto e somente em uma das categorias.

A premiação da etapa municipal é definida pela Comissão Municipal.

Premiação para os vencedores da Etapa Regional:

I- o autor do melhor Projeto selecionado pela Comissão Julgadora Regional na categoria a que concorre, receberá troféu de reconhecimento e bolsa de 50% em Curso de Pós Graduação da FACCAT, na área da Educação.

II- o melhor Projeto municipal por categoria, não premiado pela Comissão Julgadora Regional receberá Medalha de Honra ao Mérito.

III- Todos os demais inscritos, nas etapas municipais, receberão Certificado de Participação emitido pela Agenda VP 2020.

A Cerimônia de Premiação da 4ª Edição do Prêmio será realizada no dia 29 de outubro de 2015, às 20h, no município de Rolante, a cargo da Coordenação Regional do Prêmio e com o apoio logístico e administrativo das Comissões Municipais.