Rolante promove mobilização para enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e pela luta antimanicomial

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Rolante, CRAS Harmonia e Conselho Tutelar estiveram presentes na Praça da Matriz e no centro da cidade, na última segunda-feira, 18, para divulgação desta data que é um marco na luta contra a violência sexual infanto-juvenil.

Segundo o secretário municipal de Habitação e Participação Popular e responsável pela Secretaria de Assistência Social, Claudiomiro Maria da Silva, o enfrentamento à violência convoca esforços e o desenvolvimento de ações articuladas entre poder público e sociedade civil organizada para a formação de redes eficientes, que atuem na prevenção, proteção imediata e interrupção da violência vivida.

Os integrantes da Secretaria de Assistência Social e do CRAS entregaram panfletos informativos com números de telefones para que sejam feitas denúncias anônimas e adesivos da campanha contra a violência sexual infanto-juvenil.

Mobilização Caps Vida Nova

O dia 18 de maio é um dia muito importante para os CAPS de todo país, dia de marcar a luta contra o manicômio, dia de marcar a vitória de uma criação de política pública que é capaz de dar conta da doença mental sem ferir os Direitos Humanos dos usuários do SUS, direito de ir e vir, de habitar suas casas, suas famílias, suas comunidades, suas cidades, deste modo trabalhando autonomia, garantindo a liberdade e o exercício da cidadania. A vida faz mais sentido quando se luta por uma causa. E, para marcar esta data na tentativa de espalhar a leveza e o afeto de pessoas sofridas e discriminadas por vezes até pela própria família, o CAPS Vida Nova, juntamente com seus usuários do serviço, fizeram uma intervenção no centro da cidade, na tarde do dia 18, espalhando mensagens que retratam um pouco da luta de cada um.

A concentração aconteceu na Praça da Matriz e culminou com um piquenique na praça após a intervenção.